Ola Casuleiros, cobrimos um evento muito bacana que rolou nos
dias 24, 25 e 26 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca em SP chamado
INSPIRAMAIS focado em design e inovação de componentes para moda, com vários expositores
mostrando o que existe de mais novo numa variedade incrível de matérias primas.
Imagens retiradas do site oficial
Mas o mais bacana de tudo que aconteceu foram o seminário internacional
com palestras incríveis, as oficina de criação, o painel de tendências ‘Referências
Brasileiras’, os fóruns de inspiração, discussão e a apresentação de uma pesquisa
muito relevante apresentando um caderno de tendências para 2013 desenvolvida
pelo Núcleo de Design da Assintecal e Abicalçados, coordenado pelo estilista
Walter Rodrigues. Um máximo!
Walter Rodrigues
Vale a pena ressaltar que dentre os tantos presentes
interessados em estar à frente no que o mercado vai oferecer pra atender as expectativas
dos brasileiros nas estações de 2013 e 2014, estavam inúmeros estrangeiros
que vieram saber o que o Brasil está produzindo de tendência
para o mercado e o que vamos apresentar pro Mundo nas próximas coleções. Todos estão olhando em nós!
Exposição Referências Brasileiras
Oficina de Criação
Aplicação super linda!
Lounge do evento, todo mobiliário de papelão!!! o/
Representantes goianas firmes e fortes! o/
A seguir um resumo breve
dos conceitos apresentados na pesquisa e um link do texto com o painel de
imagens na integra, CONFIRAM!
http://www.inspiramais.com.br/forum/inspiracoes/1 - Link para a pesquisa!
http://www.inspiramais.com.br/blog/ - Blog bacana do evento, muita inspiração!
Pra começar a pesquisa com uma distribuição dos conceitos abordados, considerou-se como
sendo 100% o mercado e suas necessidades e desejos diferentes:
- 10% é a experimentação do conceito ainda bastante distante da nossa realidade como, por exemplo, os desfiles internacionais de alta-costura,
- 30% é o produto mais comentado que se torna a referência geral, seria o que as revistas de moda selecionam da passarela pra levar de inspiração para público e por fim,
- 60% é o conceito estipulado de acordo com o comportamento das pessoas, seu estilo de vida e modo de ver e consumir, é a influência que a personagem principal da novela das 8hs vai gerar nas lojas de departamento.
Então vamos lá, tendências para 2013:
Conceito 3 – O Aconchego - Únicos e Incomuns (10%)
O conceito de aconchego sugere a originalidade da natureza
que se transforma, das camadas de cores no outono, os pontos de luz, das
aquarelas de cores naturais, dos casulos e as borboletas, do líquen das árvores
e de toda forma familiar de manifestação acolhedora.
Conceito 2 – Os Urbanos (30%)
Cada vez mais pessoas se mudam e habituam aos centros
urbanos e estes espaços de concreto cheio de volumes que nos refugiam e nos
fazem perceber sensações e experiências em diferentes proporções pela relação
que temos com as vistas da cidade, nossos olhos que percorrem com velocidade
dentro dos carros, os borrões, as poças d’água, a poesia nos ruídos da cidade.
Conceito 1 – Os Migrantes (60%)
Walter destaca a capacidade de nos deslocarmos e adaptarmos
aos ambientes, que a característica mais peculiar do que a de fazer verão e
inverno no mesmo país só existe no Brasil, quando se pode andar de dromedário
no nordeste e que na mesma hora pode estar nevando no sul. A capacidade de
explorar texturas e contrastes de frio e calor no mesmo look será uma expressão
bastante assimilada pela moda como já existem em exemplos de marcas famosas.
Post por Fernanda Tosta
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