Páginas

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Moda e Mundo

Inspiramais 2012
Ola Casuleiros, cobrimos um evento muito bacana que rolou nos dias 24, 25 e 26 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca em SP chamado INSPIRAMAIS  focado em design e inovação de componentes para moda, com vários expositores mostrando o que existe de mais novo numa variedade incrível de matérias primas.



Imagens retiradas do site oficial 

Mas o mais bacana de tudo que aconteceu foram o seminário internacional com palestras incríveis, as oficina de criação, o painel de tendências ‘Referências Brasileiras’, os fóruns de inspiração, discussão e a apresentação de uma pesquisa muito relevante apresentando um caderno de tendências para 2013 desenvolvida pelo Núcleo de Design da Assintecal e Abicalçados, coordenado pelo estilista Walter Rodrigues. Um máximo!

Walter Rodrigues

Vale a pena ressaltar que dentre os tantos presentes interessados em estar à frente no que o mercado vai oferecer pra atender as expectativas dos brasileiros nas estações de 2013 e 2014, estavam inúmeros estrangeiros que vieram saber o que o Brasil está produzindo de tendência para o mercado e o que vamos apresentar pro Mundo nas próximas coleções. Todos estão olhando em nós!

                                                        Exposição Referências Brasileiras



                                                                     Oficina de Criação

Aplicação super linda! 

Lounge do evento, todo mobiliário de papelão!!! o/

Representantes goianas firmes e fortes! o/

 A seguir um resumo breve dos conceitos apresentados na pesquisa e um link do texto com o painel de imagens na integra, CONFIRAM!


http://www.inspiramais.com.br/blog/ - Blog bacana do evento, muita inspiração! 

Pra começar a pesquisa com uma distribuição dos conceitos abordados, considerou-se como sendo 100% o mercado e suas necessidades e desejos diferentes:
  • 10% é a experimentação do conceito ainda bastante distante da nossa realidade como, por exemplo, os desfiles internacionais de alta-costura, 
  • 30% é o produto mais comentado que se torna a referência geral, seria o que as revistas de moda selecionam da passarela pra levar de inspiração para público e por fim, 
  • 60% é o conceito estipulado de acordo com o comportamento das pessoas, seu estilo de vida e modo de ver e consumir, é a influência que a personagem principal da novela das 8hs vai gerar nas lojas de departamento.

Então vamos lá, tendências para 2013:

Conceito 3 – O Aconchego - Únicos e Incomuns (10%)
O conceito de aconchego sugere a originalidade da natureza que se transforma, das camadas de cores no outono, os pontos de luz, das aquarelas de cores naturais, dos casulos e as borboletas, do líquen das árvores e de toda forma familiar de manifestação acolhedora.

Conceito 2 – Os Urbanos (30%)
Cada vez mais pessoas se mudam e habituam aos centros urbanos e estes espaços de concreto cheio de volumes que nos refugiam e nos fazem perceber sensações e experiências em diferentes proporções pela relação que temos com as vistas da cidade, nossos olhos que percorrem com velocidade dentro dos carros, os borrões, as poças d’água, a poesia nos ruídos da cidade.

Conceito 1 – Os Migrantes (60%)
Walter destaca a capacidade de nos deslocarmos e adaptarmos aos ambientes, que a característica mais peculiar do que a de fazer verão e inverno no mesmo país só existe no Brasil, quando se pode andar de dromedário no nordeste e que na mesma hora pode estar nevando no sul. A capacidade de explorar texturas e contrastes de frio e calor no mesmo look será uma expressão bastante assimilada pela moda como já existem em exemplos de marcas famosas. 


Post por Fernanda Tosta


Nenhum comentário:

Postar um comentário