Cool Hunting e o quê?!
Olá Casuleiros, semana passada fui numa palestra sobre ‘Cool
Hunting’ com a professora Janiene Santos no IED São Paulo. Foi muito bacana, sai
de lá cheia de referências e trouxe aqui pra vocês alguns questionamentos
relevantes abordados por ela ;)
Quantos de vocês já se perguntaram o porquê das pessoas
começarem a gostar de um determinado estilo de sapato ou um modelo de calça
jeans que você achava fora de moda? Muitas pessoas te diriam que é a tendência do
momento ou que está na moda.
Moda é um comportamento social, uma manifestação cultural que
pode gerar mudanças amplas nos modos de um grupo, provocada por uma tendência,
um comportamento emergente que pode começar de diversas situações e/ou contextos
distintos. Cool Hunting é basicamente a
prática de observar e fazer previsões das mudanças de culturas, identificar as tendências
que ainda virão.
Um exemplo de tendência que está bem relevante na mídia em
geral é o resgate da memória familiar. A procura de viagens fora dos pacotes tradicionais
por viagens para lugares onde seus antepassados viveram em busca da própria
história; a volta das câmeras Lomo e analógicas em geral para experimentar a sensação
de não saber como ficaram as fotos das férias até revelar; o gosto por usar
acessórios e roupas que a avó usava ou fazia na época dela, as empresas que
valorizam cada vez mais seu passado em propagandas que contam a origem de seus
produtos e por ai vai...
A tendência pode ser micro e se manifestar em nichos, grupos
específicos ou pode ser uma macrotendência sendo um comportamento global, mas
com manifestações locais assim como a retomada do passado, a necessidade da
construção da identidade particular e o movimento chamado vida indoor: profissionais
que preferem trabalhar em casa, buscar modos de produção artesanal ou que nem
são mais usados para uma produção pequena, pessoal e personalizada.
Encontrar uma tendência não está na identificação do público
alvo que se fecha em quesitos de gênero, idade, classe social. O público a ser
estudado está cada vez mais móvel, flutuante, híbrido e ele permeia em diversos
espaços, com referencias de um tempo não-linear, cada vez mais efêmero. O excesso
de possibilidades que se apresenta dificulta, ou não, na identificação de uma tendência
que ascende e que pode ser prevista para uma próxima coleção, ou direcionamento
de uma campanha.
As fotos do aplicativo Instagram seguem a tendência do resgate da foto antiga, os filtros
possibilitam a experiência de tonalidades como se usássemos filmes e lentes diferentes.
É preciso um estudo com base nas abordagens da antropologia
visual, para prever cenários que inspirem as empresas a inovar e conseguir
atingir estes multivíduos (indivíduo múltiplo que desempenha vários papéis) e
difundir inovação numa sociedade de consumo tão líquida e complexa como essa nossa
pós-moderna.
Por Fernanda Tosta
Amei este post! Gosto muito desse tema "comportamento do consumidor"!
ResponderExcluirmuito bom mesmo, faz todo sentido!
ResponderExcluir